Quem somos
A Comunhão Martim Lutero - CML é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 12 de setembro de 1990, formada por membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB, atuando em âmbito nacional na produção de material impresso (folhetos evangelísticos) e prestação de serviços comunitários. Embora a Associação CML tenha suas bases consolidadas na confessionalidade luterana, a entidade atende toda a comunidade independentemente de seu credo.
Por sua importância, foi declarada de Utilidade Pública Municipal através da Lei Ordinária nº 6051 de 20/11/2002 e de Utilidade Pública Estadual através da Lei n° 14.639 de 07/01/2009.
A CML tem sua sede e foro em Blumenau (SC). Tem por objetivo fomentar o testemunho, a comunhão e o trabalho social, em favor da dignidade humana, justiça e paz, incluindo o meio ambiente e todas as formas de expressão.
Ela se organiza em três setores:
- Mantenedora da Associação Criança em Primeiro Lugar – ACPL – que oferece oficinas de convivência e formação, no contraturno escolar, para crianças e adolescentes de seis a dezesseis anos, de acordo com projetos e recursos disponíveis. Através da Lei Rouanet oferece oficinas artísticas nas áreas de: Artes Cênicas; Música Instrumental (Flauta e Teclado) e Artes Visuais; bem como atividades com parceiros diversos nas áreas de Dança (Folclórica e Urbana), Violão, Taekwondo, Capoeira, Futebol, Tênis de Mesa, Língua Inglesa e Alemã. Disponibiliza uma biblioteca com mais de dois mil livros para a comunidade. Realiza ainda palestras de formação e apresentações das oficinas para a comunidade.
- Editora Otto Kuhr & Livraria Martin Luther & Folhetos Evangelísticos – Diagrama, produz e distribui literatura impressa com conteúdos cristãos, promovendo a paz, a esperança, a fé, a justiça social, a sustentabilidade, a cooperação.
- Obra Missionária de Metais Acordai – OMMA – tem por propósito unir os trombonistas e coros de metais, oferecendo literatura musical adequada, promovendo seminários e cursos e organizando encontros em diferentes níveis, nacionalmente. Reúne atualmente em torno de 800 musicistas, distribuídos em três núcleos no Brasil (Núcleo Capixaba – Espírito Santo, Núcleo Santa Catarina e Paraná, e Núcleo Rio Grande do Sul). Também investe na produção de materiais musicais e formação para a manutenção e concerto de instrumentos de sopro (metais).